
Hepatites
As hepatites são um grupo de doenças que constituem um grave problema de saúde pública e o dia 28 de julho é considerado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
A hepatite viral é uma infecção do fígado que pode causar alterações leves, moderadas ou graves. Às vezes é assintomática, mas pode manifestar sintomas como cansaço, mal-estar, enjoo, febre, tontura, vômitos, amarelamento da pele e da conjuntiva, dor abdominal, urina escura e fezes claras.
As principais hepatites virais são A, B, C, D e E, que podem ser transmitidas por via sexual, oral, contato com sangue de indivíduo infectado, más condições de saneamento básico e higiene.
As formas de prevenção das hepatites virais variam conforme o tipo da doença. A medida mais eficaz é a vacinação. Mas além da vacina deve-se considerar a higiene adequada, uso de preservativos, não compartilhamento de objetos pessoais ou que possam entrar em contato com o sangue.
Muitas vezes a hepatite é silenciosa e só se manifesta nas fases avançadas da doença. Por isso exames de sangue são úteis para identificar o tipo de vírus causador da hepatite. A sorologia pode detectar e diferenciar as hepatites A, B, C, D ou E.
Além da sorologia, exames que determinam o funcionamento do fígado, tais como as transaminases AST e ALT, são indicados.