Title Image

Amostra para Exame

Amostras Instabilidade Microssatélites

E

Amostra Recomendada: Amostras requeridas para este teste são blocos de parafina que contenham tecido tumoral e tecido sadio. (ex. material de cirurgia que será fornecido pelo laboratório de patologia que emitiu o laudo). Caso o paciente tenha apenas amostra do tumor será necessário coleta de sangue periférico (venopunção) para obtenção de DNA de tecido normal (não tumoral) .

Amostra Alternativa: Saliva para amostra de DNA não tumoral obtida com kit especial para pacientes com deficiência intelectual ou que tenham dificuldade de acesso a serviços laboratoriais. Os kits para coleta de saliva contém liquido estabilizante que preserva o DNA inibindo sua degradação e prevenindo a contaminação bacteriana. Entretanto é importante não comer, beber, fumar ou mastigar chiclete durante 30 minutos antes de coletar a amostra de saliva.

 Container Recomendado: Os blocos de parafina contendo fragmentos de tumor e tecido normal são cedidos pelo laboratório de patologia que processou a peça cirúrgica. Caso os blocos de parafina não contenham tecido normal (não tumoral) o paciente precisa enviar amostra de DNA não tumoral. Se enviar sangue total use  vacutainer K2 EDTA (K2E) 7,2 mg, tampa violeta 4,0 ml; para  obtenção de amostra de saliva há necessidade de kit especial aprovado pelo laboratório (ex. Oragene DNA OG-500

Temperatura de Transporte: Blocos de parafina são enviados a temperatura ambiente. Sangue deve ser enviado resfriado e nunca congelado. Saliva  é enviada a temperatura ambiente

Estabilidade do Espécime: 72 horas para qualquer amostra (sangue ou saliva)

Rejeição: Sangue coagulado, congelado ou recebido após 72 horas após sua obtenção. Não envie amostras que cheguem de 6a feira a domingo em São Paulo. O tecido neoplásico viável presente nos cortes de histologia (obtidos a partir do bloco de parafina) deverá estar dentro “limite de detecção” (LOD) para o estudo de MSI. Assim, pouco tecido tumoral presente nos cortes histológicos, necrose extensa do tecido, ou infiltração microscópica de tecido neoplásico em tecido normal podem representar um corte histológico apropriado para avaliação histológica mas inadequado para avaliação molecular. O LOD será avaliado por um Patologista da ECDX e estando abaixo dos valores estabelecidos na validação da análise, o paciente será notificado.

Metodologia: PCR (Reação em Cadeia da Polimerase DNA)

E