Microbioma ou Flora Vaginal

É composta por milhões de microrganismos. Em equilíbrio, estes microrganismos promovem saúde vaginal.

Em desequilíbrio (disbiose), geram vaginose que facilita a infecção por microrganismos clinicamente relevantes como bactérias, vírus e fungos.

O microbioma vaginal refere-se ao conjunto de microrganismos, incluindo bactérias e fungos, presentes na vagina, assim como seus genomas e as condições ambientais que os influenciam (pH vaginal, biofilme, peróxido de hidrogênio, acido lático, bacteriocinas, biosurfactantes, etc.).

Os microrganismos presentes na vagina, chamados coletivamente de comunidade microbiana vaginal (CMV) são específicos tanto em sua composição quanto em sua função.

O exame Microbioma Vaginal

Este exame usa metodologia molecular de NGS (Sequenciamento de Nova Geração) para identificar e quantificar não somente bactérias como também vírus e fungos que eventualmente estejam presentes na microbiota. Empregando a tecnologia avançada de sequenciamento de alto rendimento  (NGS) do 16S rRNA (um segmento conservado do DNA bacteriano e único para cada bactéria), pode-se sondar a diversidade de micróbios presentes no conteúdo vaginal. Esta abordagem permite a taxonomia da microbiota vaginal e revela detalhes como a riqueza, abundância e distribuição de espécies microbianas.

 

 

Guia Interpretativo Microbioma Vaginal