
Câncer do colo uterino
Em 2020, meio milhão de mulheres desenvolveram o câncer do colo uterino e 342.000 mulheres morreram em decorrência dele. A Organização Mundial de Saúde lançou uma estratégia global para eliminar o câncer do colo uterino em sua assembleia geral em 2020 que se baseia na vacinação e em estratégias de rastreamento.
Recomendam que o teste de Papanicolaou seja substituído parcialmente pela pesquisa molecular do papiloma vírus humano, o HPV de alto risco que é o responsável por quase a totalidade dos carcinomas do colo uterino.
O HPV é um vírus muito comum que pode causar câncer mais tarde na vida. Cerca de 13 milhões de pessoas, incluindo adolescentes, são infectadas pelo HPV a cada ano.
A vacinação contra o HPV fornece proteção segura, eficaz e duradoura contra as infecções por HPV que mais comumente causam câncer. A série de vacinas contra o HPV é mais eficaz quando administrada antes que uma pessoa seja exposta ao vírus.
Existem vários tipos de vacinas contra o HPV. É por isso que a vacina contra o HPV é recomendada mais cedo do que mais tarde. Ela protege seu filho muito antes que ele tenha contato com o vírus.
Gardasil-9 (9vHPV) é a vacina mais distribuída. Esta vacina protege contra nove tipos de HPV (6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58). Todas as vacinas contra o HPV protegem contra os tipos 16 e 18 do HPV que causam a maioria dos cânceres de HPV.
Crianças de 11 a 12 anos devem tomar 2 doses da vacina contra o HPV, com intervalo de 6 a 12 meses. As vacinas contra o HPV podem ser administradas a partir dos 9 anos. Apenas 2 doses são necessárias se a primeira dose foi administrada antes do 15º aniversário.
Pessoas com sistema imunológico enfraquecido devem tomar 3 doses se tiverem de 9 a 26 anos. A vacinação não é recomendada para todos com mais de 26 anos.
Alguns adultos de 27 a 45 anos que ainda não foram vacinados podem decidir tomar a vacina contra o HPV após conversar com seu médico sobre o risco de novas infecções por HPV e os possíveis benefícios da vacinação para eles. A vacinação contra o HPV nessa faixa etária oferece menos benefícios, porque mais pessoas nessa faixa etária já foram expostas ao HPV.
A proteção fornecida pelas vacinas contra o HPV dura muito tempo. Pessoas que receberam vacinas contra o HPV foram acompanhadas por pelo menos 12 anos, e sua proteção contra o HPV permaneceu alta, sem evidências de diminuição ao longo do tempo.
Encodexa.