Central de Atendimento (11) 97099-3118
Segunda a Sexta: das 08h00 às 17h00 Sábado: Fechado

Blog :

biópisa líquida

Biópsia líquida e o diagnóstico do câncer

O processo de morte celular que ocorre durante o crescimento de um câncer, lança na circulação uma série de restos celulares, fragmentos de ácidos nucleicos como o DNA e RNA, além de proteínas que podem ser detectados no sangue possibilitando o diagnóstico precoce de neoplasias, antes que outros exames possam identificá-los. Os cientistas da Universidade Johns Hopkins, capitaneados pelo renomado Dr. Bert Vogelstein desenvolveram um teste que busca 16 mutações na molécula de DNA e o nível de 8 proteínas no sangue periférico. Denominado CancerSEEK tem 99% de especificidade no diagnóstico do câncer e sensibilidade média de 70% na identificação de 8 tumores mais frequentes, que correspondem a 60% dos cânceres que acometem o homem. A maior sensibilidade aconteceu no diagnóstico do câncer de ovário que foi caracterizado em 98% das vezes, seguido pelo câncer de fígado, estômago, pâncreas, esôfago, intestino, pulmão e mama. Essa análise é realizada em amostra de sangue periférico com um custo aproximado de U$500,00.

Essa tecnologia está em franco desenvolvimento e detecções de alterações moleculares no sangue circulante já foram aprovadas pelo FDA americano como marcadores preditivos de resposta a tratamento-alvo de tumores.

Em breve, a detecção precoce, a caracterização dos aspectos de gravidade e prognóstico dos tumores, assim como o melhor tratamento e o monitoramento de seu comportamento serão avaliados rotineiramente no sangue periférico ou em outros fluidos como a urina e a saliva.

Essa é uma revolução não só no diagnóstico e tratamento de tumores, mas uma tecnologia disruptiva que vai alterar completamente nossos conceitos em relação ao câncer.

Encodexa™.