Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
Title Image

Amostras CGH

Amostra para Exame

E

Amostra Recomendada: Sangue total (sangue periférico), coletado via venopunção (venóclise) através de tubo vácuo BD vacutainer Plus com Heparina 4 ml (cod 367884) Heparina de Sódio ou Heparina de Lítio jateada na parede interna do tubo (tampa verde).

Os tubos plásticos representam método seguro de coleta com reduzido  potencial de quebra do tubo e derramamento das amostras, sendo recomendado para envio via transportadora ou postal. Para a coleta de amostra não é necessário jejum ou qualquer outro preparo.

Amostra Alternativa: Saliva obtida com kit especial para pacientes com deficiências de saúde mental ou que tenham dificuldade em acessar o laboratório. Kits para coleta de saliva contêm liquido estabilizante que preserva o DNA inibindo sua degradação e prevenindo a contaminação bacteriana. Entretanto é importante não  comer, beber, fumar ou mastigar chiclete durante 30 minutos antes de coletar a amostra de saliva. Há kits especiais para crianças e um deles recomendado é ORAcollect Pediátrico OC-175 (DNA Genotek). Estes coletores tem uma extremidade com esponja que não deve ser tocado e igualmente ser evitado de entrar em contato com qualquer superfície. A amostra de DNA é obtida introduzindo  a esponja tão atrás na boca quanto possível, esfregando por 10 vezes  ao longo das gengivas inferiores em movimentos para frente e para trás. Evite ao máximo esfregar os dentes para evitar excessiva contaminação de bactérias. A criança não deve comer, beber ou mascar chiclete por 30 minutos antes de coletar a amostra oral.

Se a única possibilidade de amostra de DNA for material obtido de cirurgia anterior a quantidade de tecido não neoplásico necessário será de pelo menos 10 seções de FFPE (corresponde aos blocos de parafina contendo tecido fixado em formalina tamponada e incluído em seu interior) de espessura 5-10 µm, ou equivalente. Geralmente são necessários 5 μg de DNA por  amostra para processar CGH array. Dessa maneira, amostras alternativas que mesmo com amplificação não alcançarem o volume de DNA exigido poderá ter uma recoleta recomendada.

Container Recomendado: Vacutainer Plus Heparina 4,0 ml; para  obtenção de amostra de saliva há necessidade de kit especial aprovado pelo laboratório (ex. Oragene DNA OG-500 ou ORAcollect Pediátrico OC-175).

Temperatura de Transporte: Sangue deve ser enviado resfriado  a 3o – 8o C com gelo químico reciclável e nunca congelado. Saliva  é enviada na temperatura ambiente. A amostra de saliva pode ser enviada usando o sistema postal padrão.

Estabilidade da Amostra: Amostras de sangue são estáveis até 72 horas desde que a temperatura seja preservada nos níveis entre 3o a 8o C. Saliva é estável por meses se for coletado com kit especiais.

Rejeição: Sangue coagulado, congelado ou recebido após 72 horas após sua obtenção. Restrições em relação a extração de DNA da amostra de saliva incluem volume de saliva coletada, contaminante da saliva com bebidas, alimentos nicotina etc. Não envie amostras que cheguem de 6a feira a domingo em São Paulo

Metodologia: Hibridização Genômica Comparativa Baseada em Microarray (CGH + SNP)

E

Contate-nos para mais informações para o Exame