Mais Informações .
Amostra Recomendada: Sangue total (sangue periférico), coletado via venopunção (venóclise) através de tubo a vácuo (BD vacutainer), EDTA K2E 4ml (tampa violeta). Os tubos plásticos representam método seguro de coleta com reduzido potencial de quebra do tubo e derramamento das amostras, sendo recomendado para envio via transportadora ou postal. Para a coleta de amostra não é necessário jejum ou qualquer outro preparo.
Amostra Alternativa: Saliva obtida com kit especial para pacientes com deficiência intelectual ou que tenham dificuldade de acesso a serviços laboratoriais. Kits para coleta de saliva contém líquido estabilizante que preserva o DNA inibindo sua degradação e prevenindo a contaminação bacteriana. Entretanto é importante não comer, beber, fumar ou mastigar chiclete durante 30 minutos antes de coletar a amostra de saliva. Há kits especiais para crianças, sendo um dos recomendados o ORAcollect Pediátrico OC-175 (DNA Genotek). Esses coletores têm uma extremidade com esponja que não deve ser tocada, evitando-se também o contato com qualquer superfície. A amostra de DNA é obtida introduzindo a esponja tão atrás na boca quanto possível, esfregando por 10 vezes ao longo das gengivas inferiores em movimentos para frente e para trás. Evite ao máximo esfregar os dentes para evitar excessiva contaminação por bactérias. A criança não deve comer, beber ou mascar chiclete por 30 minutos antes de coletar a amostra oral.
Container Recomendado: Vacutainer K2 EDTA (K2E) 7,2 mg, tampa violeta 4,0 ml; para obtenção de amostra de saliva há necessidade de kit especial aprovado pelo laboratório (ex. Oragene DNA OG-500 ou ORAcollect Pediátrico OC-175).
Temperatura de Transporte: Sangue deve ser enviado resfriado a 3o – 8o C com gelo químico reciclável e nunca congelado. Saliva é enviada na temperatura ambiente. A amostra de saliva pode ser enviada usando o sistema postal padrão.
Estabilidade da Amostra: Amostras de sangue são estáveis por até 72 horas desde que a temperatura seja preservada nos níveis entre 3o a 8o C. Saliva é estável por meses se for coletada com kits especiais.
Rejeição: Sangue coagulado, congelado ou recebido após 72 horas após sua obtenção será rejeitado. Restrições em relação a extração de DNA da amostra de saliva incluem volume de saliva coletada, contaminante da saliva com bebidas, alimentos, nicotina etc. Não enviar amostras que cheguem entre 6a feira a domingo em São Paulo
Metodologia: Sequenciamento de Nova Geração (NGS)