
Tipos dos vírus da gripe (Vírus da Influenza)
A gripe, também chamada de influenza, é uma infecção respiratória contagiosa que afeta o nariz, a garganta e os pulmões. Ela é causada por vírus que se dividem em quatro tipos principais: A, B, C e D, e entre eles, apenas os tipos A, B e C afetam seres humanos. O tipo D é encontrado principalmente em animais como o gado e, até o momento, não representa risco para pessoas. Os vírus A e B são os principais responsáveis pelos surtos sazonais de gripe. Já o tipo C costuma provocar infecções mais leves, geralmente em crianças, e raramente está relacionado a surtos maiores.
O vírus da gripe tipo A é o mais preocupante em termos de saúde pública. Isso porque pode infectar tanto humanos quanto animais (como aves e porcos) e tem potencial para causar pandemias. Ele é classificado em subtipos com base em duas proteínas presentes em sua superfície: a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N). Existem 18 subtipos de H (H1 a H18) e 11 subtipos de N (N1 a N11) o que possibilita várias combinações, como H1N1 ou H3N2. Porém, nem todas essas combinações causam doenças em humanos. Até hoje, os subtipos que mais afetaram pessoas foram o H1N1 (responsável pelas pandemias de 1918 e 2009), o H2N2 (1957) e o H3N2 (1968 e ainda circula). Alguns vírus da gripe aviária, como H5N1 e H7N9, já infectaram humanos, mas ainda não conseguem ser transmitidos de forma contínua entre pessoas, o que é algo que as autoridades de saúde monitoram com atenção.
O vírus da gripe tipo B também causa surtos sazonais e pode provocar sintomas intensos, especialmente em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Porém, ele costuma ser mais estável, com menos variações ao longo do tempo, e não causa pandemias. A gripe B circula apenas entre humanos e é dividida em duas linhagens principais: B/Victoria e B/Yamagata. Ambas são incluídas nas vacinas anuais contra a gripe, para proteger contra os vírus que estão em circulação anualmente.
O tipo C do vírus da gripe é o menos comum e o menos estudado. Ele costuma causar quadros leves de infecção respiratória, principalmente em crianças pequenas. O vírus pode infectar humanos e, ocasionalmente, porcos, mas não está relacionado a surtos ou pandemias. Por isso, ele não é incluído nas vacinas da gripe e raramente é testado em exames clínicos de rotina.
Encodexa™ e Genoa são marcas LPCM.
Referência
Centers for Disease Control and Prevention (CDC): Influenza A Virus Subtypes
WHO: Influenza at the Human-Animal Interface
Tong et al., 2013. PLOS Pathogens.