
Sensibilidade e a especificidade do Painel Respiratório
A sensibilidade e a especificidade do Painel de Vírus Respiratório (RVP), que usa PCR multiplex para detectar vários patógenos respiratórios tem faixas típicas de sensibilidade e especificidade. A sensibilidade significa a taxa de verdadeiro positivo e a especificidade significa a taxa de verdadeiro negativo.
O Painel Viral Respiratório da Encodexa™ tem Sensibilidade de 97–100% (dependendo do patógeno) e Especificidade de 99–100%
Por outro lado, temos alguns fatores que podem afetar a sensibilidade / especificidade do exame.
O primeiro inclui a qualidade da amostra, por exemplo, tomando em consideração a técnica de swab nasofaríngeo e o tempo de entrega da amostra ao laboratório.
A carga viral (infecção precoce vs. tardia) é extremamente importante e, tomando este elemento como base, o exame não foi desenhado para pacientes assintomáticos. Existe um perigo mínimo de reatividade cruzada, uma vez que os painéis apresentados foram bem validados.
Temo também o problema de mutação em alvos virais. Essas variantes virais (mutações na sequência de DNA ou RNA observadas nas proliferações de partículas virais) podem reduzir a detecção se os primers/sondas de PCR estiverem desatualizados em relação a uma epidemia super recente.
Encodexa™ e Genoa são marcar LPCM.
Referências:
Subramony A et al. J Clin Microbiol. 2016.