
HPV assintomático
HPV assintomático refere-se a uma infecção pelo papilomavírus humano (HPV) que não causa sinais ou sintomas perceptíveis. Isso é muito comum e pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.
A maioria das infecções por HPV é assintomática e cerca de 90% das infecções por HPV são eliminadas pelo sistema imunológico em até dois anos sem causar problemas de saúde.
A transmissão ainda pode ocorrer mesmo sem sintomas e o HPV pode ser transmitido pelo contato pele a pele, especialmente durante a atividade sexual.
Temos tipos de baixo risco (por exemplo, HPV 6 e 11) que podem causar verrugas genitais, mas frequentemente permanecem assintomáticos.
Por outro lado, tipos de alto risco (por exemplo, HPV 16 e 18) podem levar a cânceres de colo do útero, ânus, pênis, garganta e outros, mas geralmente não causam sintomas até os estágios avançados.
Então o rastreio é essencial. As mulheres pelo Papanicolau que são utilizados para detectar alterações citológicas precoces e o teste de DNA do HPV, para pesquisar sua presença, mesmo na ausência de sintomas.
Os homens não têm rastreio de rotina para o HPV, mas lesões relacionadas com o HPV podem ser examinadas visualmente ou submetidas a biópsia, caso surjam.
Previne-se a infecção para os tipos de HPV mais comuns, de alto e baixo risco, pela vacinação. A vacinação é recomendada antes do início da atividade sexual, mas ainda pode ser benéfica após a exposição.
Referências:
Centers for Disease Control and Prevention (CDC) https://www.cdc.gov/ std/hpv/stdfact-hpv.htm
World Health Organization (WHO) https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/human-papillomavirus-(hpv)-and-cervical-cancer
Schiffman, M. et al. (2007) The Lancet DOI: 10.1016/S0140-6736(07)61416-0