NOME DO EXAME
Receptor de estrogênio (RE)
OUTROS NOMES DO EXAME
RE (receptor de estrogênio); REA; RERP; REPRM; Receptor de Estrogênio
UTILIDADE DO EXAME
Orientando decisões sobre terapia hormonal em pacientes com carcinomas de mama, não válido para carcinoma lobular in situ (em geral é positivo)
REGRAS SEGUIDAS NO CÁLCULO DE COBRANÇA DE IHQ
Para a coloração imuno-histoquímica (IHC) inicial realizada (primeiro IHC), será cobrado o valor estipulado para aquele Anticorpo. Para pesquisas adicionais que no total somem 2 a 5 marcadores celulares será cobrado o valor estipulado para 2 a 5 Anticorpos. Para maior número de marcadores celulares o laboratório fará uma notificação para autorização do procedimento.
TIPO DE ESPÉCIME
Espécimes processados para IHQ devem conter tecido fixado em 10% de formalina (formaldeído) tamponada (tampão para manter o pH neutro de 6,8 a 7,4) e incluída em bloco de parafina, oriundos de peça cirúrgica, biópsias ou “cell block“. O tempo de fixação ideal varia entre 8 e 24 horas.
Os resultados do teste Imuno-histoquímico da proteína do receptor de estrogênio/progesterona são válidos apenas para tecido não descalcificado.
INFORMAÇÃO NECESSÁRIA
Para melhor avaliação é necessário um relatório de patologia, diagnóstico estabelecido ou avaliação preliminar e um breve histórico, incluindo o local primário da lesão.
INSTRUÇÕES DE ENVIO
Inclua no pedido de exame o número de identificação do bloco de parafina para correta correspondência do paciente com sua amostra. A amostra deve ser enviada preferencialmente em temperatura ambiente.
AMOSTRA NECESSÁRIA
O espécime deve ser um bloco contendo tecido fixado em formalina e embebido em parafina; Alternativamente podem ser enviadas 3 lâminas de vidro não coradas, “carregadas positivamente”, com cortes de tecido 4 mícrons de espessura. Uma lâmina será corada com hematoxilina e eosina e devolvida.
AMOSTRAS REJEITADAS
Nenhuma amostra deve ser rejeitada.
INFORMAÇÃO CLÍNICA
Os receptores de hormônios esteroides, receptor de estrogênio (ER) e receptor de progesterona (PR), são comumente usados no tratamento de mulheres com câncer de mama. O status ER e PR fornece uma indicação do prognóstico e do benefício potencial da terapia hormonal. Geralmente, tumores ER/PR-positivos têm mais probabilidade de responder à terapia endócrina e têm um prognóstico melhor, estágio por estágio, do que tumores receptores-negativos.
VALORES DE REFERÊNCIA
Negativo: <1% de células reativas
Positivo: ≥ 1% de células reativas
INTERPRETAÇÃO
Lâminas coradas com imunoperoxidase são examinadas microscopicamente pelo patologista anatômico consultor e interpretadas como negativas (<1% de células reativas) ou positivas. A porcentagem de células reativas é fornecida no relatório.
CUIDADOS
O tempo de um corte de parafina pode afetar a imunorreatividade e seus limites de estabilidade variam amplamente entre a literatura publicada e são dependentes de antígeno. A melhor prática é que as seções de parafina sejam cortadas em até 6 semanas
DESCRIÇÃO DO MÉTODO
Imuno-histoquímica (IHQ) envolve o processo de identificação seletiva de antígenos em células e tecidos, explorando o princípio de anticorpos se ligando especificamente a antígenos para classificação e diagnóstico de células, assim como avaliação de biomarcadores preditivos e prognósticos em doenças malignas.
PRAZO
O prazo de emissão de laudo de IHC pode variar de 3 a 5 dias após recebimento no laboratório.
Genoa e Encodexa são duas marcas LPCM