NOME DO EXAME
Captura Híbrida HPV de Alto Risco;
OUTROS NOMES DO EXAME
Captura Híbrida para detecção de infecções por Papiloma Vírus Humano; CH2; Teste de Detecção do DNA para HPV por Captura Híbrida; Captura Híbrida para DNA do HPV; Papiloma Vírus Humano, Captura Híbrida; Teste de Detecção do DNA para HPV por Captura Híbrida; Captura Híbrida para DNA do HPV; Teste HC2 DNA; Papiloma Vírus Humano, Captura Híbrida; PAP DNA, Pesquisa de HPV; Captura híbrida de 2ª geração; HPV de alto risco;
UTILIDADE DO EXAME
TIPO DE ESPÉCIME
Escovado Endocervical, Vaginal, Vulvar, Uretral e Anal
OBSERVAÇÃO
Para coleta de material para este exame, observe que nas 48 h previamente ao exame não use creme e/ou óvulo vaginal, não utilize ducha nem lavagem interna, não realize exame ginecológico com toque e/ou ultrassonografia transvaginal, não mantenha relações sexuais, mesmo com uso de preservativos. O ideal é não fazer o exame durante a menstruação.
INFORMAÇÃO NECESSÁRIA
RLU/PC < 1,0: Não detectado; RLU/PC ≥ 1,0: Detectado
Valor de Referência: Não Detectado
Resultado não detectado indica ausência de DNA-HPV ou níveis abaixo da sensibilidade do teste na amostra pesquisada.
Resultado Detectado indica presença de DNA-HPV na amostra pesquisada.
O valor RLU/PC (Unidade Luminescência Relativa / Cutoff Positivo) representa o valor de luminescência da amostra em relação ao valor do controle da reação.
As amostras coletadas utilizando os sistemas: ThinPrep (Hologic) ou Cellpreserv (Kolplast) são submetidas ao protocolo de conversão antes do seu processamento, conforme as orientações do fabricante da metodologia. Esse processo pode ocasionar resultados discordantes que estão relacionados a representatividade celular presente na amostra.
INSTRUÇÕES DE ENVIO
Meios de coleta CellPreserv (mínimo 4 ml), ThinPrep (mínimo 4 ml) durante coleta citológica
AMOSTRA NECESSÁRIA
Secreção cérvico vaginal coletada com espátula e mantida em solução preservante a temperatura ambiente.
AMOSTRAS REJEITADAS;
Amostras coletada com outro fixador que interfira na pesquisa molecular de DNA.
DESCRIÇÃO DO MÉTODO
A tecnologia Captura Híbrida 2 (HC2) detecta híbridos de RNA-DNA usando tecnologia quimioluminescente amplificada por sinal.
PRAZO
7 dias
INFORMAÇÃO CLÍNICA
O câncer cervical é o câncer mais comumente atribuível ao HPV entre as mulheres. Os cânceres atribuíveis ao HPV levam muitos anos para se desenvolver (idade média no diagnóstico de 50 anos), enquanto os pré-cânceres cervicais detectados por triagem (neoplasia intraepitelial cervical [NIC] graus 2–3 e adenocarcinoma in situ [AIS], coletivamente NIC2+) podem se desenvolver dentro de alguns anos após a infecção. A triagem com o teste de Papanicolaou e o tratamento de anormalidades pré-cancerosas têm sido o esteio da prevenção secundária do câncer cervical por décadas. A triagem com um teste para HPV de alto risco, geralmente como um co-teste com um teste de Papanicolaou, tem sido cada vez mais usada durante a última década. Os intervalos de triagem recomendados aumentaram, de anualmente para a cada 3 anos (apenas citologia) ou a cada 5 anos (incorporando um teste de HPV).
O exame de Captura Híbrida – digene HC2 CT DNA realiza através da hibridização de ácidos nucleicos com amplificação de sinal a pesquisa de Papilomavirus Humano. A sensibilidade analítica do ensaio é de 1 pg/ml de DNA/CT.
INTERPRETAÇÕES
Genoa e Encodexa são duas marcas LPCM