Exame
Revisão de Casos de Uropatologia
Outro nome do exame
Consulta de Casos; Revisão de Lâminas; Segunda Opinião; Consulta de Uropatologia; Revisão de Anátomo Patológico; Consulta de Casos de Urologia; Revisão de Biópsia de Próstata;
Envio do material
Para a revisão de casos devem ser enviados os blocos de parafina, lâminas de H&E e lâminas de estudo Imuno-histoquímico, quando houver, acompanhados de pedido médico contendo sucinta história clínica, achados cirúrgicos e origem do material e de cópia do(s) laudo(s) da patologia cirúrgica fornecidos pelo laboratório de origem.
Solicitação da Revisão
Informar se a solicitação está sendo feita pelo patologista, clínico, paciente ou outros. Informar a razão da consulta e alguma questão específica como divergências com quadro clínico, ou exames de imagem e laboratoriais.
É condição essencial que todo o material analisado no laboratório de origem seja enviado para revisão.
Necessidade de exames auxiliares
Alguns casos devem ser submetidos a exames auxiliares para confirmação diagnóstica como por exemplo IHQ, imunocitoquímica, patologia molecular, histoquímica, hibridização in situ por fluorescência (FISH), análise mutacional, e citogenética. Aconselhamos que o paciente ou seu representante esclareçam, quando da entrega do material na Genoa, se a necessidade de exames complementares seja previamente informada ou pode ser realizada, quando necessário, de modo compulsório.
Com os avanços nas técnicas de amostragem minimamente invasivas, a capacidade de fornecer um diagnóstico e realizar vários estudos auxiliares em amostras de tecido de volume limitado, tem sido uma mudança de paradigma na urooncologia.
Os avanços nas diversas técnicas de diagnóstico molecular, permitem que forneçamos informações fundamentais quanto aos biomarcadores diagnóstico, prognóstico e preditivo de resposta a terapia prognósticos a partir de pequenos espécimes.
Resultado da Consulta
O laudo poderá ser acessado em nosso sistema e/ou pode ser solicitado que seja enviado por e-mail ao paciente e/ou ao médico solicitante.
Análise histológica e exames complementares se necessário.
Listar o número e designação de lâminas, blocos de parafina, lâminas de Imuno-histoquímica (IHQ), tecido analisado parcialmente fixado em formalina, e outros (fotos, imagens, etc.). As lâminas e laudos devem estar claramente identificadas com o nome e outros dados do paciente. Aconselha-se que seja informado se há urgência no resultado por motivo de cirurgia programada, programa de terapia, viagem de retorno do paciente, ou outros. Após o exame o material será enviado de volta ao laboratório de origem ou poderá ser retornado ao próprio paciente, se esse assim o desejar.
Genoa e Encodexa são duas marcas LPCM