NOME DO EXAME
Colpocitologia Hormonal, seriada
OUTROS NOMES DO EXAME
Colpocitologia Hormonal, seriada; Citologia Hormonal; Citologia funcional seriada; Colpocitologia funcional seriada; Papanicolaou seriada
DESCRIÇÃO
UTILIDADE DO EXAME
NECESSIDADE DE PEDIDO MÉDICO
O pedido médico deve ser enviado juntamente com a amostra.
COBERTURA OPERADORA PLANO DE SAÚDE
A maioria da Operadoras de Planos de Saúde dão cobertura a este exame.
PREPARAÇÃO DA PACIENTE
Nas 48 horas anteriores ao exame, não usar creme e/ou óvulo vaginal, utilizar ducha nem fazer lavagem interna. Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve. Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.
AMOSTRA
Secreção cérvico-vaginal. Enviar as lâminas já colhidas e fixadas junto com pedido de exame, histórico clínico e com as datas das coletas.
INSTRUÇÕES DE COLETA E ARMAZENAMENTO DA AMOSTRA
A Genoa/LPCM fornece o “kit de coleta” necessário para a coleta da amostra cérvico-vaginal. Este kit contém frasco com líquido conservante, escovinha cervical, espátula, espéculo siliconado, e envelope/pedido médico
A coleta da secreção cérvico-vaginal deve ser realizada durante o exame ginecológico em um ambiente de assistência médica. Este kit não deve ser utilizado para autocoleta.
ESTABILIDADE DA AMOSTRA
As células colhidas e armazenadas no líquido conservante são estáveis à temperatura ambiente por até 42 dias.
VOLUME MÍNIMO DA AMOSTRA
O frasco fornecido contém 18 ml de solução conservante e pode ser utilizado para análise citológica e pesquisa de agentes infecciosos.
RETENÇÃO DA AMOSTRA
A retenção da amostra pelo laboratório é de 90 dias.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
Os esfregaços são corados pela coloração de Shorr para avaliação hormonal e pela técnica de Papanicolaou para pesquisa de células neoplásicas.
RESULTADO E INTERPRETAÇÃO
A avaliação citológica hormonal é uma estimativa dos hormônios estrógeno e progesterona. Os índices, eosinofílico, cariopicnótico e de maturação, fornecem uma indicação da ação hormonal. Contudo, não há perfeita correlação com os níveis séricos. Processos inflamatórios vaginais, uso de medicamentos como digitálicos e hormônios, podem alterar as maturações celulares.
DISPONIBILIDADE DO LAUDO (TAT)
O laudo estará disponível 3 a 5 dias úteis após a autorização do exame.
VALORES DE REFERÊNCIA
É dada uma percentagem dos diferentes tipos de células da mucosa vaginal com avaliação da atividade estrogênica e, quando indicado, avaliação da ação lútea (progestacional, pós ovulação). Adicionalmente é feita a pesquisa de células neoplásicas, análise semelhante ao descrito na colpocitologia oncótica.
NOTAS
Este exame é desenvolvido e validado nos laboratórios da Genoa/LPCM.
Genoa e Encodexa são duas marcas LPCM