Exame
Revisão de Casos de Patologia Geral
Outro nome do exame
Consulta de Casos; Revisão de Lâminas; Segunda Opinião; Revisão de Anátomo Patológico; Consulta de Casos de Patologia; Revisão de Biópsia;
Envio do material
Revisão de Casos devem vir acompanhada de carta de encaminhamento contendo sucinta história clínica, achados cirúrgicos e origem do material. Uma cópia do laudo da patologia cirúrgica deve ser enviado, mesmo se for um laudo preliminar.
Solicitação da Revisão
Informar se a solicitação está sendo feita pelo patologista, clínico, paciente ou outros. Informar a razão da consulta e alguma questão específica como divergências com quadro clínico ou exames de imagem e laboratoriais feitos.
Necessidade de exames auxiliares
Alguns casos devem ser submetidos a exames auxiliares para confirmação diagnóstica como por exemplo imuno-histoquímica, patologia molecular, histoquímica, etc. Informar se o(a) paciente ou médico ou remetente devem ser notificado antecipadamente ou prefere que não sejam feitos outros procedimentos. Na nossa rotina laboratorial não mais de 5 marcadores celulares (Anticorpos) serão cobrados em revisão de casos, se houver real necessidade.
Resultado da Consulta
O laudo será enviado para o endereço (e-mail) do remetente da Consulta. O remetente deve informar se também gostaria de receber o laudo por WhatsApp ou chamada telefônica.
O remetente deve informar se alguém mais deve receber concomitantemente o laudo e enviar os dados para que isto seja feito
Análise histológica e exames complementares se necessário.
Listar o número e designação de lâminas, blocos de parafina, lâminas de Imuno-histoquímica (IHQ), tecido fixo, e outros (fotos, imagens, etc.). As identificações do paciente presentes em laudos ou documentos devem estar claramente presentes nas lâminas, blocos e outros materiais enviados.
Informar se há urgência na consulta por motivo de cirurgia programada, programa de terapia, viagem de retorno do paciente, ou outros.
Após o exame o material será enviado de volta ao laboratório de origem ou poderá ser retornado ao próprio paciente, se esse assim o desejar.
Genoa e Encodexa são duas marcas LPCM