NOME DO EXAME
Captura Híbrida Clamídia e Neisseria;
OUTROS NOMES DO EXAME
Captura Híbrida para detecção de infecções por Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae; CH2; Teste HC2 DNA;
UTILIDADE DO EXAME
Detecção de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae
TIPO DE ESPÉCIME
Escovado Endocervical, Vaginal, Vulvar, Uretral e Anal
OBSERVAÇÃO
Para coleta de material para este exame, observe que nas 48 h previamente ao exame não use creme e/ou óvulo vaginal, não utilize ducha nem lavagem interna, não realize exame ginecológico com toque e/ou ultrassonografia transvaginal, não mantenha relações sexuais, mesmo com uso de preservativos. O ideal é não fazer o exame durante a menstruação.
INFORMAÇÃO NECESSÁRIA
RLU/PC < 1,0: Não detectado; RLU/PC ≥ 1,0: Detectado
Valor de Referência: Não Detectado
Resultado não detectado indica ausência de DNA-Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae ou níveis abaixo da sensibilidade do teste na amostra pesquisada.
Resultado Detectado indica presença de DNA-Chlamydia trachomatis na amostra pesquisada.
O valor RLU/PC (Unidade Luminescência Relativa / Cutoff Positivo) representa o valor de luminescência da amostra em relação ao valor do controle da reação.
As amostras coletadas utilizando os sistemas: ThinPrep (Hologic) ou Cellpreserv (Kolplast) são submetidas ao protocolo de conversão antes do seu processamento, conforme as orientações do fabricante da metodologia. Esse processo pode ocasionar resultados discordantes que estão relacionados a representatividade celular presente na amostra.
INSTRUÇÕES DE ENVIO
Meios de coleta CellPreserv (mínimo 4 ml), ThinPrep (mínimo 4 ml) durante coleta citológica
AMOSTRA NECESSÁRIA
Secreção cérvico vaginal coletada com espátula e mantida em solução preservante a temperatura ambiente.
AMOSTRAS REJEITADAS;
Amostras coletada com outro fixador que interfira na pesquisa molecular de DNA.
DESCRIÇÃO DO MÉTODO
A tecnologia Captura Híbrida 2 (HC2) detecta híbridos de RNA-DNA usando tecnologia quimioluminescente amplificada por sinal.
PRAZO
7 dias
INFORMAÇÃO CLÍNICA
A clamídia é uma IST comum que pode causar infecção entre homens e mulheres. Pode causar danos permanentes ao sistema reprodutivo da mulher. Isso pode dificultar ou impossibilitar a gravidez mais tarde. A clamídia também pode causar uma gravidez ectópica potencialmente fatal (gravidez que ocorre fora do útero). A clamídia geralmente não apresenta sintomas, mas pode causar sérios problemas de saúde, mesmo sem sintomas.
Gonorreia é uma doença sexualmente transmissível comum causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode ser transmitida durante o sexo vaginal, anal ou oral e no parto para um recém-nascido. A gonorreia pode ser tratada efetivamente com antibióticos, no entanto, a infecção pode resultar em sintomas dolorosos e sequelas adversas, incluindo complicações de saúde reprodutiva
O exame de Captura Híbrida – digene HC2 CT DNA realiza através da hibridização de ácidos nucleicos com amplificação de sinal a pesquisa de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. A sensibilidade analítica do ensaio é de 1 pg/ml de DNA/CT.
INTERPRETAÇÕES
Genoa e Encodexa são duas marcas LPCM