Artigos

Locais comumente comprometidos por tumor oriundo de infecção HPV

Os tumores originados da infecção por HPV (Papilomavírus Humano) afetam mais comumente os tecidos epiteliais, particularmente em áreas onde o vírus infecta células escamosas. Os principais locais comumente afetados por tumores relacionados ao HPV incluem:

Colo do útero: local mais comum de câncer associado ao HPV. Os tipos 16 e 18 do HPV são responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais, e o tumor geralmente é carcinoma espinocelular cervical. Como o tumor tem origem na junção escamo-colunar (JEC) do colo uterino, algumas vezes ele apresenta-se como adenocarcinoma do epitélio endocervical (epitélio colunar ou também conhecido como epitélio glandular).

Ânus: O câncer anal, especialmente o carcinoma espinocelular anal, está fortemente associado ao HPV, particularmente ao tipo 16. Alta incidência em homens que fazem sexo com homens e indivíduos imunocomprometidos.

Orofaringe: Inclui as amígdalas, a base da língua e o palato mole. As taxas crescentes de carcinoma espinocelular orofaríngeo positivo para HPV são especialmente observadas em adultos mais jovens. O HPV-16 é o tipo dominante.

Vulva e Vagina: A neoplasia intraepitelial vulvar (NIV) e o carcinoma espinocelular vulvar estão associados ao HPV, especialmente em mulheres mais jovens. O câncer vaginal, particularmente o carcinoma espinocelular, pode ser causado pelo HPV em um número substancial de casos.

Pênis: O carcinoma espinocelular peniano está associado ao HPV, mais comumente ao tipo 16. O risco é maior em homens não circuncidados e naqueles com higiene genital precária.

Encodexa e Genoa são marcas LPCM.

 

Referências
Walboomers JM et al. J Pathol. 1999;189(1):12–19 PMID: 10451482
Gillison ML et al. J Natl Cancer Inst. 2000;92(9):709–720 PMID: 10793107