
Patologia Digital
Patologia Digital
Patologia digital é um termo que se refere à montagem de trabalho digital onde a imagem de uma lâmina inteira ou outra imagem qualquer é adquirida, gerenciada, interpretada e pesquisada para estudar um conteúdo de interesse específico.
Há apenas uma década, a microscopia virtual era considerada uma tecnologia bastante nova e de maturidade insuficiente para fins de diagnóstico primário.
Embora a tecnologia tenha sido rapidamente adotada para uso educacional, seu papel na prática clínica foi menos claro, dada a preferência de patologistas treinados convencionalmente para trabalhar com microscopia de luz convencional.
Como foi discutido em varias apresentações no 33º Congresso Brasileiro de Patologia o status quo foi abalado pelo surgimento de tecnologias em rápida evolução, como a telepatologia e a patologia digital, em combinação com os desenvolvimentos na análise computacional de imagens.
As diversas subespecialidades da patologia estão agora testemunhando um conjunto abrangente e transformador de novos modelos de prática, com implicações para o diagnóstico primário, consulta entre colegas, intramuro e remoto, além da possibilidade do uso da inteligência artificial.
Da mesma forma, os modelos para educação e diagnóstico são afetados positivamente pelo surgimento dessas tecnologias.
Em particular, a recuperação de imagens baseadas em conteúdo, ou seja, uma técnica digital que pesquisa imagens analisando seu conteúdo de acordo com cor, forma e/ou textura, em vez de seus metadados associados agora é uma realidade que abre novas possibilidades fascinantes para alavancar os vastos e subutilizados arquivos de lâminas e imagens há muito tempo mantidos nos departamentos de patologia.