Central de Atendimento (11) 97099-3118
Segunda a Sexta: das 08h00 às 17h00 Sábado: Fechado

Blog :

Influenza

Influenza

Influenza

O vírus da influenza que causou diversas epidemias no passado é completamente diferente do coronavírus.

Ambos usam o RNA em vez do DNA como seu código genético, mas constituem uma classificação completamente diferente.

O pesquisador Nicholas Christakis, da Universidade de Yale, no seu livro Apollo’s Arrow menciona que compará-los seria a mesma coisa que dizer que golfinhos e elefantes são ambos mamíferos pois os dois tipos de vírus vêm de ramos bastante diferentes da árvore genética.  

Há quatro tipos de vírus da gripe designados pelas letras A, B, C e D.

As pandemias da gripe (ou influenza) resultam do aparecimento de cepas virais novas, normalmente de recombinações genéticas em animais hospedeiros como porcos ou pássaros.   

Mas como são subclassificadas as gripes? Esta subclassificação é baseada em duas proteínas da sua superfície.

A hemoaglutinina que confere o H na classificação e a neuraminidase que confere o N. Pois bem, existem dezoito tipos diferentes de hemoaglutininas o que possibilitaria que as gripes fossem rotuladas de H1 a H18 e onze tipos diferentes de neuraminidase, então da mesma forma, seriam rotuladas de N1 a N11.   

Dessa forma as várias alternativas de hemaglutininas e neuraminidases são usadas para distinguir os subtipos de vírus influenza A.

A gripe espanhola que assolou o mundo em 1918, infectou 500 milhões e matou 39 milhões de pessoas é classificada de gripe do subtipo H1N1.

Uma outra pandemia ocorrida em 1957 matou 1,1 milhão de pessoas foi causada pela Influenza A do subtipo H2N2. 

As combinações possíveis de H e N potencialmente originariam 188 diferentes subtipos, mas conhece-se apenas 131 subtipos que ocorrem naturalmente.

Então as possibilidades da ocorrência de novas epidemias de gripe ou mesmo surtos com duração limitada a uma estação e com designações ainda desconhecidas são bem reais. 

Os tipos de gripe que atualmente circulam em nossa espécie e causam gripes sazonais incluem os subtipos A(H3N2) e A(H5N1).  

Vírus que causam surtos podem ser geneticamente diferentes, mas essa diferença se deve a pequenas modificações na constituição de duas de suas principais proteínas.

Encodexa.