
Menopausa
Menopausa
A menopausa faz parte do envelhecimento, afeta as mulheres entre os 45-55 anos, mas excepcionalmente pode ocorrer mais cedo, de forma natural ou como resultado de cirurgia ou doenças.
É resultado da queda dos níveis de hormônios, incluindo estrogênio, progesterona e testosterona, causando sintomas que podem durar uma década ou mais.
Os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, insônia, fadiga, dificuldade de concentração, ansiedade, diminuição da memória entre outros, podem ter um grande impacto nas vidas das mulheres que na sua maioria sofre em silêncio.
75% delas apresentam sintomas sendo que uma em cada quatro apresenta sintomas graves.
Os pesquisadores agora estão descobrindo que esses sintomas atrapalham um número significativo de carreiras.
No Japão, um estudo concentrado na menopausa e trabalho, com milhares de pessoas, revelou que a menopausa afetou 20% das mulheres que desistiram, recusaram promoções, reduziram suas horas de trabalho ou foram rebaixadas como resultado de uma gama de sintomas físicos ou psicológicos.
A menopausa geralmente ocorre em um momento em que as mulheres exercem cargos mais altos e mais exigentes.
Essa coincidência faz com que algumas mulheres reconsiderem suas ambições na carreira.
Os gestores devem entender o impacto que a menopausa pode ter no trabalho e quais ajustes podem ser necessários para seu enfrentamento.
Alguns que podem ter sua própria experiência de menopausa, devem estar cientes que nem todo mundo experimenta esse processo do mesmo jeito.
Entre os ajustes devem ser considerados ventilação, controle de temperatura e umidade, tipo de uniforme, acesso a água potável etc.
O mais importante é estar ciente do problema, compreender as necessidades desse grupo de pessoas e adaptar o ambiente e as condições de trabalho, para que essa parcela da população possa continuar contribuindo com a sociedade em uma fase da vida onde já se adquiriu tanto conhecimento e sabedoria.
Encodexa.