Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
Title Image

Blog :

Home  /  Informativos   /  Mutação em genes pode aumentar risco hereditário de câncer de próstata, mama e ovário
a

Mutação em genes pode aumentar risco hereditário de câncer de próstata, mama e ovário

O Outubro Rosa e o Novembro Azul têm mais em comum do que se imagina. Além das duas datas chamarem atenção para tipos de cânceres que mais matam mulheres (mama) e homens (próstata), ambas as doenças também podem estar relacionadas à hereditariedade. Nesses casos, elas podem ser causadas pelos mesmos genes.

Mulheres com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 têm até 85% mais risco de desenvolver câncer de mama, e até 45% mais de chance de ter a doença no ovário. Homens com esse tipo de mutação têm 10% mais possibilidade de ter câncer de próstata. Porém, apenas cerca de 0,1% da população possui mutação nos genes, portanto são estabelecidos alguns pré-requisitos para identificar quem deve fazer uma investigação mais avançada. O diagnóstico de câncer deve se repetir em três ou mais membros da família, tendo um deles sido feito antes dos 50 anos. Outros indicativos é se a pessoa tiver parentes com mais de um episódio de tumor, familiares próximos com câncer de mama, ovário e próstata e quando o paciente tem a doença na mama ou próstata e outros familiares têm outros tipos de cânceres.

Na Genomika, realizamos o Sequenciamento Completo dos genes BRCA1 e BRCA2, através do Sequenciamento de Nova Geração, com 100% de cobertura. Quando é encontrada alguma mutação de interesse clínico, os demais familiares podem realizar o exame “Pesquisa de Mutação familiar” que avalia quaisquer alterações genéticas documentadas na família através da técnica de sequenciamento genético. Recomenda-se que seja enviada uma amostra e o laudo do familiar diagnosticado como portador da mutação patogênica, ou seja, aquela pessoa da família que possui comprovadamente variação no código genético do gene em questão. O exame pode ser feito através da coleta de sangue ou saliva, de onde o DNA é extraído. O resultado final é completo, detalhado e é entregue dentro de 15 dias corridos.